Botas de cano longo: saiba como usar

Bota cano longo

Botas são o tipo de calçado que faz a diferença em qualquer visual. A grande variedade de modelos e materiais que o mercado oferece – cano longo, curto, com ou sem salto – faz deste item uma peça chave que você precisa ter no armário.

Todo inverno as botas voltam com tudo – principalmente nas regiões do Brasil que mais fazem frio – com as marcas trazendo sempre uma novidade, e lançando modelos cada vez mais bonitos, ligados à última tendência da moda e atualizados de acordo com a necessidade dos consumidores.

As botas de cano longo são calçados mais elaborados e chamativos, ideais para usar e abusar durante todo o inverno. Nesta época do ano elas são indispensáveis, e trazem o conforto e o aconchego que você precisa para manter os pés quentinhos.

Preparamos este texto, com algumas dicas de como usar e arrasar com as botas de cano longo e aproveitar o que elas tem de melhor. Fica com a gente e confere!

Como escolher a bota de cano longo ideal?

Se esta dúvida surgiu quando você resolveu investir em uma bota, não desanime. A variedade de peças disponíveis pode dar um nó na cabeça de qualquer um e muita gente fica sem saber por onde começar.

Por isso, quando for escolher a sua, leve alguns fatores e características em consideração, pense sobre o que você espera e necessita de uma peça como essa.

Veja alguns pontos que podem te ajudar a escolher o modelo ideal para você e que são fundamentais para não se arrepender após a compra.

Conforto

O conforto é uma questão importante na hora de escolher sua bota (e qualquer calçado), não adianta optar por um modelo lindo e depois se arrepender porque não vai conseguir usar.

Calçados inadequados, apertados, com acabamentos inapropriados e que não se adequam ao seu formato de pé, além de desconfortáveis podem ser grandes vilões para sua saúde e bem-estar, causando dores, calos e bolhas. 

Na hora de comprar, observe sempre se o tamanho é adequado, se a palmilha é acolchoada, avalie bico do calçado, se ela oferece apoio para o calcanhar, se a sola é firme e proporciona estabilidade e se o cano longo não fica apertado na panturrilha

Durabilidade

Nas lojas você vai encontrar botas fabricadas nos mais diferentes tipos de materiais, como tecido, borracha, lona, couro (animal, sintético e vegetal), camurça, Nobuk (feito a partir da parte externa do couro, que é lixada até ficar opaca e suave), entre outros.

Opte por aqueles que são mais resistentes e que não vão desintegrar após 2 ou 3 vezes de uso.

Qualidade

A qualidade está diretamente relacionada aos dois tópicos abordados anteriormente. Uma bota de qualidade costuma ser mais cara, mas você deve levar em consideração o custo-benefício proporcionado pela peça.

Um material de qualidade, tem mais chances de trazer conforto e será mais durável, deste modo você não vai precisar investir em botas novas a cada estação.

Como usar bota de cano longo?

Mulher com guarda-chuva e botas de borracha

As botas de cano longo são muito versáteis e podem ser combinadas com os mais variados tipos de roupa, e se adequar a sua personalidade e estilo muito facilmente.

Ela se adapta a qualquer tipo de corpo, então, use sem medo de errar, o que importa mesmo é você se  sentir bem e bonita.

Na hora de escolher a bota, muitas pessoas esquecem de pensar em quais momentos elas serão usadas, então, reunimos aqui 3 momentos chave, pra você decidir a bota perfeita para cada ocasião 

1. No dia-a-dia

Se você vai usar a bota no dia a dia – para o trabalho, por exemplo – dê prioridade ao conforto e à praticidade. 

Os modelos mais indicados são aqueles de solado baixo, e cores mais neutras (preta ou marrom por exemplo) que proporcionam uma infinidade de combinações e possibilidades. Esse tipo de bota é uma peça curinga e combina perfeitamente com vestidos, saias, leggins, calças jeans, shorts, etc. 

2. Eventos casuais

Os eventos casuais seguem a mesma lógica do item anterior, com o grande detalhe que, em qualquer evento – as pessoas capricham mais no visual.

Você pode optar por uma bota de solado mais alto, trazer uma bota colorida e mais chamativa para o visual e fazer combinações de acordo com seu gosto.

3. Eventos formais

Em eventos formais e mais sofisticados, você pode investir em um visual que traga elegância, refinamento e sensualidade.

As botas de cano longo com salto, principalmente com saltos mais finos, são perfeitas para isso.

É possível montar um visual cheio de sofisticação escolhendo peças do vestuário que poderão ajudar a dar o toque especial, como acessórios, bolsas e casacos.

As botas de cano longo são as queridinhas do inverno, e não saem de moda nunca. Depois desse texto com certeza será muito mais fácil escolher a melhor peça para você.