Como escolher o calçado de acordo com a idade da criança

Quem escolhe o calçado para a criança assume grande responsabilidade pelo desenvolvimento saudável dos seus pés e de todo o sistema de movimentação. É importante conhecer como ele acontece com a garotada e entender como se difere dos de um adulto. 

Dessa forma, será mais fácil entender como escolher o calçado de acordo com a idade da criança. Este artigo traz informações importantes e dicas certeiras para que seja tomada a melhor decisão. 

Como escolher sapato para criança?

Você deve se fazer as seguintes perguntas ao escolher os sapatos do seu filho:

  • Como o calçado se encaixa?
  • Como o sapato é feito?
  • O tipo de calçado é adequado para a idade do seu filho?

Após ver todos esses aspectos, você pode pular para a próxima etapa, que é a escolha do calçado ideal. As dicas, a seguir, poderão orientá-lo neste segundo estágio.

Dicas para escolher o calçado de acordo com a idade da criança

Escolher o calçado errado pode acarretar diversos problemas para a saúde ortopédica da criança. Por isso, siga as orientações do ortopedista e as dicas, a seguir, na hora de comprar os sapatos do seu filho.

Respeite o desenvolvimento dos pés

As crianças podem exigir sapatos novos a cada 3 ou 4 meses. A frequência com que você troca os calçados depende de quão ativo seu filho é e da velocidade do seu crescimento.

Os pequenos aumentam rapidamente. A maioria deles cresce mais da metade do tamanho de um pé em 2 meses. Crianças de 16 a 24 meses se desenvolvem, em média, meio pé a cada 3 meses. 

Já as crianças de 2 a 3 anos de idade crescem aproximadamente meio pé a cada 4 meses. Depois dos 3 anos, experimentam aumentos de meio pé a cada 4 ou 6 meses.

Esse ritmo de crescimento pede uma troca mais constante de calçados. 

Escolhendo o melhor calçado

Cada estágio do desenvolvimento exige uma estrutura diferente do calçado. Três fases importantes são as que mencionamos abaixo.

Calçados para bebês 

Bebês não precisam de sapatos. Eles só precisam de botas, meias largas e quentes para mantê-los aquecidos ou calçados de pré-caminhada, que não prendam seus pés. Ele deve ser flexível, em vez de fornecer um suporte rígido, e é muito importante que tenha o formato do pé de uma criança. 

Seu filho pode andar descalço em um ambiente protegido, como dentro de casa.

Sapatos de criança

Os sapatos para crianças de 9 meses a 3 anos devem permitir que o pé respire. Por isso, evite materiais sintéticos que não transpiram.

Para crianças de 9 a 18 meses, escolha um tênis de cano alto que se comporte melhor nos pés ao invés de um modelo esportivo de cano baixo. Um sapato de couro ou de lona é mais seguro, fixa melhor e se ajusta com facilidade aos pés pequenos.

A sola do calçado deve ser lisa, para evitar quedas. Escolha um modelo leve, pois a criança gasta muita energia ao caminhar nessa idade. 

Calçados infantis para idade escolar

O estilo e o ajuste do calçado são importantes para crianças em idade escolar. Nessa fase, elas podem escolher entre uma variedade de opções, incluindo tênis, sandálias e tênis para caminhada, entre outros. 

Procure sapatos com preços razoáveis, flexíveis e bem ventilados que permitam espaço para crescimento. Caso você tenha dificuldade em encontrar esse ajuste, ou se a criança desenvolver calos, feridas ou outros problemas nos pés, consulte o seu ortopedista.

Tamanho do calçado para cada idade

A tabela abaixo mostra qual é o tamanho ideal para cada idade, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, já que muitas pessoas optam por compras internacionais. 

Quantos sapatos uma criança deve ter?

É difícil definir a quantidade adequada de calçados que uma criança deve ter. Em geral, ela deve possuir sapatos adequados para cada ocasião. Por exemplo, crianças em idade escolar precisam ter um tênis confortável, um calçado para passeios e outro para a rotina. 

Bebês não precisam de sapatos, apenas meias e calçados flexíveis que deem liberdade e conforto para engatinharem com mais facilidade.