Como evitar que sapatos novos causem calos nos pés

Um calo é uma área de pele espessa. Calos se formam em locais onde há muitas fricções repetidas por um longo período de tempo. A pele endurece com a pressão com o tempo e, eventualmente, fica espessa. Adquire uma superfície dura, resistente, acinzentada ou amarelada que pode parecer irregular.

Os calosidades podem ser uma forma de proteção para as mãos. Os ginastas que atuam em barras paralelas desiguais e outros aparelhos costumam ter calos nas mãos.

Os guitarristas podem obter calos nas pontas dos dedos por causa das cordas do violão. Uma vez formados, os calosidades podem tornar mais fácil para a pessoa balançar as barras ou tocar violão.

Mas e os calos nos pés? Eles podem ser dolorosos porque você está pisando neles o tempo todo. Os calosidades dos pés geralmente se formam na planta do pé (a parte arredondada na planta do pé, logo atrás do dedão).

Algumas calosidades também se formam na parte externa do dedão ou do dedão do pé ou do calcanhar.

Sapatos apertados e saltos altos costumam causar calosidades porque colocam muita pressão em seus pés em pontos que não estão acostumados a todo esse estresse.

Cuidando de bolhas, calosidades e calosidades

Se você tiver uma bolha, calo ou milho, geralmente pode cuidar disso em casa:

Tratar naturalmente

As bolhas geralmente cicatrizam por conta própria. Mantenha a bolha limpa e seca e cubra-a com um curativo até que desapareça. Enquanto ele cicatriza, evite colocar pressão na área ou esfregá-la.

Água morna

Você pode ajudar um calo a desaparecer mais rapidamente mergulhando-o em água morna com sabão por 10 minutos e, em seguida, esfregando-o com uma pedra-pomes. A pedra tem uma superfície áspera e pode ser usada para esfregar a pele morta. 

Esfregar demais pode deixar a pele sensível. Você também pode usar protetores de sapato dentro dos sapatos para aliviar a pressão para que as calosidades dos pés possam cicatrizar. 

Todo sapato novo machuca os pés?

Alguns sapatos machucam os pés devido ao material com o qual é feito. Se não forem macios, o atrito deles com a pele dos pés pode causar bolhas, machucados e calosidades. 

Alguns sapatos novos podem causar calos, ainda que sejam feitos de bons materiais, pelo fato de terem saído diretamente da fábrica para os pés do cliente. É o uso que vai amaciá-los e evitar os  machucados. 

Apesar de quase todos os sapatos novos provocarem esse tipo de lesão, existem algumas práticas que podem evitar que isso aconteça. 

5 Dicas para evitar calos nos pés

Hidrate bem os pés

A pele ressecada se machuca com muito mais facilidade, por isso garanta que seu pé esteja sempre muito bem hidratado, principalmente quando for usar sapatos novos. Alguns produtos podem te ajudar nesse processo:

  • Óleo de coco
  • Vaselina
  • Babosa
  • Hidratantes para pés
  • Hidratantes corporais

Todos esses produtos, se usados corretamente, trarão mais hidratação e protegem sua pele do atrito causador de calosidades e bolhas. 

Escolha o sapato do tamanho correto

Ter sapatos bem ajustados pode ajudar a prevenir lesões nos pés. Pés mal acomodados afetam nossa postura e marcha, o que por sua vez afeta a biomecânica e a estrutura corporal geral. Com 33 articulações, 26 ossos e mais de 100 ligamentos, o potencial de lesões graves é muito maior do que se imagina. 

Além desses problemas, os sapatos errados podem piorar o surgimento de calos. Portanto, certifique-se sempre de escolher o tamanho ideal para seu calçado. 

Como escolher o tamanho certo do sapato

Aqui estão alguns fatores a serem considerados quando se trata de investir em sapatos adequados:

  • Certifique-se de que os sapatos se ajustem corretamente imediatamente
  • Certifique-se de que a planta do pé se encaixa confortavelmente na parte mais larga dos sapatos
  • Mesmo que pareçam na moda, sapatos de tamanho inadequado podem criar condições adversas ou agravar os existentes que você já pode ter
  • Caminhe ao longo de uma superfície para garantir que os sapatos caibam confortavelmente durante a atividade normal

Tendo em mente como os sapatos se adaptam à biomecânica do seu corpo, sapatos adequados são de vital importância. Felizmente, não é difícil adquirir calçados que se encaixem corretamente. Certifique-se de usar sapatos que suportem a estrutura geral do seu corpo.

Use curativos

Usar curativos pode ser bem interessante para proteger os pés. Basicamente, eles vão proteger a superfície da sua pele da fricção do sapato. Essa barreira de proteção vai evitar que surjam bolhas ou calosidades em decorrência do uso de calçados novos. 

Para ter um melhor resultado, encontre as partes do seu sapato que são mais rígidas e que são potenciais causadores de calos e defina qual região do seu pé entrará em contato com essas áreas. Neste lugar estratégico, aplique os curativos. 

Meias grossas e secador

Esse é um método para amaciar os sapatos e evitar que eles machuquem os seus pés, mais indicado para tênis, botas e calçados que não precisam ficar muito justos. Tudo o que você vai precisar é de uma meia bastante grossa e um secador. 

Calce confortavelmente as meias e coloque os pés dentro do calçado. Ligue o secador direcionado o jato de ar para seus pés. O calor vai ajudar a dilatar as fibras do sapato e deixá-lo mais confortável. 

Palmilhas de silicone

As palmilhas de silicone são úteis para evitar os calos, mas também podem ser perfeitas para a proteção contra joanetes. Elas são facilmente encontradas em lojas de artigos esportivos ou mesmo de departamentos. 

Além de evitar o surgimento dos calos, elas protegem aqueles que já existem para que não cresçam nem sejam rompidos durante o uso de sapatos apertados.

Quando comprar um sapato novo, use as palmilhas até que ele esteja confortável o suficiente para ser usado naturalmente.