Como escolher o tênis ideal para treinar?

Escolher o modelo ideal de tênis é essencial para garantir o sucesso de um treino. Por existir diversas opções, pode ser difícil identificar qual é o melhor de acordo com a atividade física a ser praticada.

A estética do calçado costuma ser um aspecto relevante no momento da compra. Entretanto, nem sempre o tênis que achamos mais bonito é o melhor para usar durante uma atividade esportiva.

Quer saber quais são os fatores que precisa considerar ao comprar o tênis ideal para treinar? Continue a leitura. 

Devo usar um tênis específico para treinar?

Usar o calçado adequado para o esporte realizado é essencial para evitar lesões, melhorar a performance e ter conforto durante a atividade física.

Existem tênis que são mais propícios para academia, futebol, corrida e crossfit, entre outros tipos de exercícios.

Entretanto, outros aspectos devem ser verificados no momento de comprar um novo calçado, como o tipo de pisada, o sistema de amortecimento e a estabilidade do tênis esportivo. Aprofundaremos esses tópicos a seguir.

Quais critérios usar para escolher o melhor tênis esportivo?

Adquirir um novo tênis esportivo pode ser considerado um investimento. Ele fará parte da sua rotina, ajudará na sua qualidade de vida e, escolhendo o correto para a sua prática física, melhora a sua performance.

Identifique a sua pisada

Saber qual é o seu tipo de pisada é importante para investir no tênis correto e evitar lesões. Ele é determinado por características anatômicas individuais. Entre elas, está o padrão do pé. 

Há três definições de pés, que são:

  • normal – o peso do corpo é distribuído uniformemente no momento da pisada;
  • cavo – uma grande parte da planta do pé não toca o chão;
  • plano – praticamente toda a planta do pé toca o chão.

Pisada neutra

As pessoas que possuem a pisada neutra terão mais facilidade para escolher o tênis esportivo ideal, pois essa é a forma de pisar que acarreta menos problemas físicos e com mais modelos disponíveis.

Esse tipo de pisada impulsiona a passada com a parte frontal do pé. Ele rotaciona levemente para dentro e o contato com o solo é feito com a parte externa do calcanhar.

Pisada supinada

A pisada supinada é mais comum nas pessoas com pé cavo. Há uma necessidade de tênis com sistema de amortecimento maior, pois o pé é mais rígido.

Essa passada começa com o esforço no calcanhar, ocorre o contato com o solo na parte externa do pé e finaliza com o dedinho tocando o chão.

Pisada pronada

Cerca de 50% da população possui a pisada pronada. Os tênis esportivos indicados devem possuir um sistema de amortecimento e controle de estabilidade leves.

A passada começa com o lado esquerdo do calcanhar. Ao tocar o chão, o pé rotaciona excessivamente para dentro. Ela finaliza com o dedão tocando o solo.

Uma consulta com médico ortopedista pode lhe informar com maior exatidão qual a sua pisada. O profissional pode realizar uma avaliação biomecânica, utilizando câmeras e aparelhos específicos para definir como você pisa.

Amortecimento ideal

O amortecimento é fundamental para garantir segurança e conforto durante a prática de esportes. Caso você sofra de dores no joelho ou na coluna, obterá sucesso adquirindo calçados com bons amortecimentos.

Um tênis com amortecedor pode ajudar a prevenir problemas nos pés e joelhos, como tendinite, e a absorver o impacto das atividades físicas.

Geralmente, quanto mais amortecimento, mais pesado será o tênis. Há uma variação do tipo de material do amortecedor entre as marcas. A Asics costuma usar a tecnologia em gel, já a Adidas desenvolveu a Boost, que utiliza uma material mais leve chamado de TPU (Poliuretano Termoplástico Expandido).

Estabilidade

Conforme o esporte, pode haver uma necessidade maior de estabilidade. Por exemplo, em treinos de musculação e crossfit é interessante ter bastante estabilidade para que não ocorram acidentes com pesos e nem dores nos joelhos ou na coluna por conta dos exercícios.

Ventilação

A respiração do tênis é um ponto importante de considerar para escolher o ideal. Caso opte por um impermeável, pode correr o risco de ficar com o pé molhado pelo suor durante uma corrida ou treino de musculação intenso.

Um tênis esportivo com respirabilidade é a melhor opção para os treinos, pois evita a transpiração intensa. Busque por calçados com tecido ventilado.

Conforto

Usar um calçado desconfortável pode deixar seu treino ruim. Para evitar que o tênis esportivo lhe incomode, escolha o tamanho ideal, que não aperte ou fique sobrando no seu pé. Dessa forma, dificilmente você terá bolhas ou machucados.

Sugestões de tênis esportivos

Tênis esporte
Adidas-Run Falcon 20

O tênis esportivo Run Falcon 2.0 da Adidas é ideal para corrida. O cabedal (parte que cobre o pé) dele é respirável, possui entressola de EVA e solado de borracha durável. Ele proporciona conforto e maior impulso durante os treinos.

Tênis esporte
Nike – Alpha Trainer

Práticas que utilizam pesos e barras, entre outros acessórios que exigem força, como crossfit e musculação, necessitam de alta estabilidade e amortecimento estável. Um tênis esportivo que cumpre bem este papel é o Alpha Trainer da Nike.

Tênis esporte
Olympikus – Swift 2

Indicado para caminhada, o tênis Swift 2 da Olympikus possui uma tecnologia chamada Gripper, uma borracha antiderrapante que temi maior aderência e durabilidade. Ele é fácil de calçar, ideal para pessoas com pisada neutra e se ajusta perfeitamente ao pé.

Tênis esporte
Fila – Extase

O tênis Extase da Fila também é uma opção para os indivíduos que treinam em academias. Ele garante maior firmeza e respirabilidade para o pé.

Agora é com você! Ao se basear nos fatores mencionados neste artigo, você obterá sucesso na sua compra.

Acesse a loja da Calce Leve, caso queira conhecer outros modelos de tênis esportivo. Temos uma categoria exclusiva para esportes, com diversos tipos, tamanhos, cores e marcas. 

Gostou desse artigo? Compartilhe com amigos e colegas de treino que possam se interessar em saber como escolher o tênis ideal para treinar.