Tipos de botas masculinas: Conheça os modelos que mais aquecem no inverno

O inverno é uma estação propícia para usar botas mais pesadas, forradas e impermeáveis. Este é o momento ideal de adquirir e usar esse tipo de sapato que é estiloso e sofisticado.

Calçados do gênero são garantias de elegância e conforto, além de uma ótima escolha para manter os pés aquecidos no inverno e protegê-los das chuvas.

Está procurando uma bota para usar nos dias frios, mas tem dúvidas sobre qual modelo escolher? Neste artigo, listamos os principais tipos e ajudaremos você a selecionar o ideal.

Como escolher o modelo ideal de bota masculina para o inverno?

Há um modelo de bota para cada ocasião durante a estação mais fria do ano, seja para dias de frio ameno, intenso, tempo seco, neve ou chuva.

Por conta dessa diversidade, para escolher o seu calçado ideal é interessante usar alguns critérios. São eles:

  • conforto;
  • estilo;
  • ocasião;
  • durabilidade;
  • o material usado nele.

Quais são os modelos de bota mais usados no inverno?

Apesar de as botas serem itens ideais para os períodos de frio ou chuva, há diversos modelos para o uso diário, como o casual. Por conta disso, é importante identificarmos quais são os sapatos próprios para o inverno.

Abaixo, listamos os tipos desse calçado mais usados na estação fria. Confira!

Trekking

A bota de trekking é desenvolvida para quem deseja usá-la em trilhas, solos terrosos ou acidentados. Ela protege os pés e o resto do corpo de obstáculos e possíveis impactos.

Existem algumas diferenças que devem ser avaliadas no momento da compra desse modelo de calçado, como o tipo de trilha que será praticado, se precisa ser um calçado impermeável e a flexibilidade ou rigidez dele.

Adventure

Adventure é um tipo de bota ideal para os homens que gostam de se aventurar, tanto em ambientes externos quanto internos, seja para usar em longas caminhadas e esportes radicais, em uma comemoração familiar ou de trabalho. Esse calçado é garantia de conforto, segurança e estilo.

As botas com pegada aventureira são ótimas opções de uso casual, combinam com calça jeans ou sarja.

Impermeável

Ideal para os dias chuvosos, a bota impermeável protege seus pés contra a água. Ela é indispensável para motoqueiros ou para quem gosta de se aventurar em trilhas.

Há vários modelos desse tipo de calçado, como a trekking e a adventure, mas as de borracha se destacam pelo custo-benefício — são duráveis, fáceis de limpar e com preço acessível.

Casual

As botas casuais se destacam pela praticidade, são fáceis de combinar com outros itens de vestuário e se ajustam a diversas ocasiões.

É possível encontrá-las em diferentes materiais, como sintético, camurça e couro legítimo. Esse tipo de sapato pode ser usado com peças sociais ou calça de sarja.

Tratorado

As botas com solado tratorado são inspiradas nas ondulações dos pneus de tratores. Elas são confortáveis e não são escorregadias. Por conta disso, são vistas com frequência no inverno.

Você encontra vários calçados com esse tipo de solado, como botas casuais e coturnos. Na hora de escolher as outras peças para usar com elas, aposte em itens despojados – calça jeans destroyed (rasgada) e um moletom são uma boa opção.

Coturno

Garantias de resistência e conforto, os coturnos são versáteis e despojados. Esse tipo de bota pode ser usada por quem tem um estilo rústico ou casual, pois existem vários modelos disponíveis no mercado.

Os coturnos são um sucesso, representam a atitude e a força masculina. Combinam com calça preta, jaqueta de couro e casaco em flanela, entre outras diversas peças.

Como montar um look com bota masculina para o inverno?

Agora que você já conhece os modelos de bota para usar no inverno, a dúvida que pode surgir é de como montar um look com os diferentes tipos.

Esse item pode fazer parte da sua rotina, seja em ambiente social, formal ou despojado. Confira algumas dicas para fazer boas combinações.

Calça de sarja

Botas em tons terrosos ou pretas harmonizam bem com calças de sarja. É interessante criar um contraste entre as peças, optando por usar a calça com cor diferente a do sapato.

Jaqueta de couro

Essa combinação é garantia de sucesso. Um clássico que nunca sai de moda: coturno e jaqueta de couro, ambos pretos. Porém, também é possível usar outras cores nessas peças, como marrom.

Blazer

Seja para compor um look formal ou despojado, blazer e bota são uma boa mistura. Um calçado com solado tratorado pode deixar o look mais informal e sofisticado, enquanto um sapato do tipo casual é uma boa opção para quem não pode abrir mão da formalidade e elegância.

Como preservar e limpar uma bota?

A durabilidade da bota é um fator importante no momento da compra, visto que se está fazendo um investimento para durar bastante tempo. 

Entretanto, alguns cuidados colaboram para a vida longa do seu sapato, sendo a limpeza um deles. 

Botas de camurça podem ser limpas com uma escova de cerdas macia e água. Já para as de tecido sintético, o ideal é usar uma esponja com sabão neutro. Após a limpeza, deixe-as secar à sombra.

Outro cuidado importante é guardar sua bota em local arejado, assim, ela pode secar e eliminar odores. Evite deixá-la exposta ao sol ou fontes de calor, para que não danifique o material.

Agora você já conhece os principais modelos de botas para o inverno e sabe como montar um look com elas. Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais.