Tipos de tênis femininos mais vendidos no mercado

A seguir, confira quais os tipos de tênis femininos mais vendidos no mercado.

Tênis para esportes e exercícios físicos

tenis nike downshifter
Tênis Nike Downshifter

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, um único tênis não é suficiente para realizar diferentes exercícios.

Cada tipo de esporte exige calçados e vestuários específicos, que proporcionam conforto, segurança e funcionalidade, de acordo com a modalidade.

Para esportes como o CrossFit e atletismo, os tênis mais indicados são os com estrutura aderente no solado e mais baixos.

Já jogadores de vôlei, devem buscar com amortecedores frontais, assim como quem pratica basquete necessita de um modelo que proporcione melhor estabilidade dos tornozelos ao saltar para fazer cestas.

Outro exemplo são os famosos tênis de skatistas, que possuem sola com forte aderência e são mais longos a fim de permitir melhor controle e estabilidade na prancha.

Tênis para trilhas

tenis trilha intensiva m100 feminino quechua
Fonte: Decathlon

Para fazer trilhas, é preciso utilizar tênis que evitem a possibilidade de queda e derrapadas, pois será preciso suportar algumas horas de caminhada, além de lidar com diferentes tipos de terreno.

Esse tipo de tênis feminino deve ter a sola mais dura e resistente, com o objetivo de amortecer as irregularidades e proporcionar melhor aderência a cada passo. O material deve ser impermeável e confortável, tanto um modelo baixo como alto.

Tênis para correr

tenis olympikus essential
Fonte: Calce leve

Esse tipo de tênis é o mais conhecido, sendo buscado geralmente por quem pratica caminhadas e/ou corridas. Um bom tênis de corrida possui solado espesso, tecidos que permitam flexibilidade e ventilação, além de amortecedores.

Além disso, devem ser macios, leves e confortáveis a fim de proporcionar segurança e conforto para o praticante da atividade física.

Há várias versões no mercado, que vão das mais simples – ideais para quem corre poucas vezes na semana e em curtas distâncias -, opções intermediárias, voltadas para quem treina regularmente, até versões mais sofisticadas, com maior tecnologia e preços mais elevados, focados nos atletas profissionais.

Tênis casual

tenis plumax casual
Tênis Plumax Casual

Para quem deseja um calçado que una o estilo dos tênis esportivos com os tradicionais, essa opção é perfeita. Apesar de não ser indicado para realizar exercícios físicos, esse calçado pode ser utilizado em diversas ocasiões, combinado com diferentes looks, seja com vestidos, calças ou saias, entre outras roupas.