Tendências que lotavam os guarda-roupas nos anos 2000 voltaram com tudo e estão na cabeça e no corpo de muitos desde 2020. São cores vivas, peças descoladas e calçados divertidos que vieram com tudo.
Kidcore, como ficou conhecida essa tendência, chamou atenção e despertou a curiosidade de muita gente. Entenda essa moda, descubra se ela veio para ficar e quais são os principais elementos que a compõem.
O que é Kidcore?
Kidcore é uma tendência estética da moda que traz de volta para nossa realidade alguns elementos nostálgicos do vestiário da infância. São, geralmente, compostos por cores vibrantes e combinações alegres que lembram parques de diversão.
Em outras palavras, a ideia é vestir jovens e adultos com visuais infantis e coloridos para relembrar os momentos doces de toda criança dos anos 90 e 2000.
Como Kidcore surgiu?
A geração Z (pessoas nascidas de 95 até 2010) é a principal responsável pelo resgate dessa tendência de moda e estilo. Foi ela quem redescobriu as cores e os componentes dos looks e os trouxe de volta.
Foi nas redes sociais que esse ressurgimento começou a ficar evidente. Muitas blogueiras passaram a postar seus looks Kidcore diariamente, mostrando como montam e em que ocasiões costumam usar.
Essa influência, somada à força que as redes exercem atualmente sobre o comportamento social, fortaleceu ainda mais a tendência e difundiu a ideia dentro e fora das fronteiras nacionais.
Ou seja, as pessoas resgataram o estilo e, por meio de suas páginas, disseminaram a tendência, atraindo cada vez mais adeptos.
Qual é a proposta dessa nova tendência?
A palavra Kidcore está diretamente relacionada ao universo infantil. A proposta é justamente trazer de volta os elementos que fizeram parte da infância dos jovens e adultos que foram crianças entre o fim da década de 90 e as primeiras décadas dos anos 2000.
Quais são os principais elementos para compor um look Kidcore?
Como essa é uma estética infantil, as pessoas têm um estilo vibrante. Os acessórios incluem arco-íris, glitter, rostos sorridentes e miçangas coloridas. Inclui todas as cores brilhantes do arco-íris e neon.
Alguns padrões populares de Kidcore são argyle (xadrez de losangos), estampas de chita, listras de arco-íris e strass.
Para as mulheres, os tops mais populares são definitivamente os cortados e as camisetas gráficas largas. Para compor a parte de baixo, os jeans são os mais populares, como jeans mom, calças boca de sino e outros modelos largos.
Também se nota o uso de bottons, aplicados em shorts, calças de pernas largas e saias midi (com comprimento abaixo dos joelhos). Macacões (principalmente jeans) longos ou curtos e vestidos estampados e cardigans de malha são mais algumas das peças utilizadas.
Os sapatos são, principalmente, tênis, como os Nikes Air Force e Converse Chuck Taylor’s e os Vans daquela época. A maioria dos sapatos é estilizada com algum tipo de aplicação colorida.
Subdivisões do Kidcore
Como não dá para traduzir todas as personalidades em um só modo de se vestir, dentro de um estilo podem existir algumas variações. Isso acontece no Kidcore, que se subdivide em outros três estilos, conheça-os abaixo.
Spooky Kidcore
Spooky Kidcore é um subgênero que mistura coisas fofas e cores brilhantes com temas de Halloween, como bruxas e esqueletos. É uma combinação de quem deseja romper um pouco com os elementos fofos e delicados.
Loudcore
O Loudcore gira em torno de objetos e brinquedos barulhentos associados à primeira infância. Os principais elementos gráficos incluem imagens de sinos, fogos de artifício, itens relacionados a festas de aniversário e apitos.
Stickercore
Stickercore é uma estética que se concentra principalmente em adesivos infantis. Alguns dos tipos mais comuns são My Little Pony, CareBears, Sanrio, Sandylion e as obras de arte de Lisa Frank.
Os adesivos são colocados principalmente no rosto, mas também podem ser aplicados em outras partes do corpo e objetos.
Moda passageira ou estilo?
Assim como todo estilo, a previsão é que, depois de se disseminar, fique restrito a um grupo menor por um curto período. Com o avanço da idade, as pessoas tendem a adaptar seu guarda-roupa para acompanhar as próximas etapas da vida.
Isso significa que as pessoas que aderiram ao Kidcore devem abandoná-lo em algum momento da vida. Portanto, apesar de ser considerada um estilo, essa forma de se vestir é passageira e deve desaparecer dentro de alguns anos.
Porém, assim como ocorreu em 2020, é possível que o estilo ressurja em alguma outra década e vire febre novamente.
Como aderir?
Para aderir a essa moda, basta combinar as peças que mencionamos, agregando-lhes cores e acessórios próprios dessa tendência. Veja a lista, abaixo, para compreender melhor quais peças do vestuário podem ser usadas para compor um look Kidcore:
Camisas e camisetas
- Camisas de colarinho;
- Camisetas de programas infantis/padrões simples/animais;
- Camisetas de beisebol;
- Mangas bufantes.
Calçados
- Meias listradas ou até o joelho/tornozelo;
- Sapatos iluminados, tênis velhos;
- Cano alto.
Calças e afins
- Jeans;
- Macacão jeans (de preferência curto);
- Shorts em jeans/calças jeans adornads com adesivos/glitter;
- Macacões ou suspensórios;
- Pijamas.
Acessórios
- Brincos;
- Colares da amizade;
- Bandagens;
- Kandi;
- Tatuagens temporárias;
- Tapa em pulseiras;
- Adesivos.
Conclusão
O estilo Kidcore ressurgiu como uma tendência de moda passageira, que conquistou vários adeptos ao redor do mundo. É baseado na infância dos anos 90 e 2000, traz cores e muita diversão para os guarda-roupas de jovens e adultos. Ele ganhou força com as blogueiras e deve começar a desaparecer nos próximos anos.
Mas, é muito provável que retorne com novo nome em alguma década próxima. Quais serão seus novos elementos? Em breve saberemos!